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08/12/2015 12:45

MUSCULAÇÃO NÃO É SÓ PARA MAROMBEIRO
por Ruy Junior

Frases como “Eu não quero ficar musculoso, quero somente definir” ou “Não vou ficar masculinizada treinando assim?” escuto frequentemente após o primeiro treino aplicado, ou quando comento que o treinamento tem como base o treinamento resistido de alta intensidade, ou seja, a famosa musculação pesada. 

 

A crendice popular condicionou as pessoas a pensarem que quem treina com pesos ficará extremamente musculosa, isso ocorreu porque os principais representantes da musculação são os fisiculturistas, atletas estes que dependem de um enorme desenvolvimento muscular seguido de definição e simetria. Dessa forma errada o estereotipo para quem faz musculação é esse, porem lhe faço uma pergunta: Quantas pessoas você encontra nas ruas com o desenvolvimento muscular similar a um atleta de fisiculturismo? Certamente quase ninguém. Levando em consideração que uma boa parcela da população faz ou já fez musculação é fácil deduzir que realmente não é fácil ficar como aqueles homens e mulheres que se apresentam em busca de títulos.

Usando esse exemplo fica claro que a musculação por mais intensa que seja dificilmente deixará seu corpo extremamente musculoso, principalmente as mulheres que tem um receio maior, já que sua baixa pré-disposição para a hipertrofia não faz com que isso ocorra. Os atletas só têm tal desenvolvimento, pois são extremamente rígidos quanto à dieta e treino alem de terem anos e anos levando uma vida totalmente regrada. 

 

Levando isso em consideração afirmo que essa metodologia de treino será benéfica para atingir qualquer objetivo, pois o que determina realmente se a pessoa irar reduzir o percentual de gordura ou aumentar o volume muscular dependerá diretamente da dieta proposta. Dessa forma confesso que os treinos de musculação para emagrecimento e hipertrofia são similares, o que muda e muito é a quantidade de nutrientes oferecidos em cada caso através da dieta. Essa proposta faz com que a musculação ganhe destaque entre as outras modalidades, pois oferece a possibilidade de desencadear uma enorme cascata bioquímica de liberação hormonal possibilitando que as mudanças ocorram da melhor forma, ou seja, aumento ou manutenção do volume muscular com redução gradual de gordura corporal, tais liberações hormonais potencializam o melhor funcionamento do corpo não apenas indo de encontro com a melhoria física estética, a melhora psicológica pode ser notada através da redução de fadiga mental e melhora na produtividade das atividades diárias, claro que poderia aqui listar muitos outros benefícios como aumento do metabolismo basal, melhoria na força, redução do risco de lesões entre outros, porém estenderia muito esse pequeno texto. 

 

O complemento da musculação com atividades aeróbias é uma ótima opção, mas tenha certeza que mesmo o treino pesado não garante músculos enormes, muito pelo contrário, consegue-se corpo tonificado e definido através de muita carga e boa alimentação, portanto se você almeja um corpo bonito e saudável nunca abandone a antiga e eficaz musculação, certamente ela quem fará toda a diferença. 

 

Grande abraço a todos e bom treino intenso!

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