Destaque
18/04/2019 17:04

MASSAGEM DESPORTIVA
Pré ou pós treino?
por Anny Karine

A massagem desportiva é uma técnica utilizada principalmente em pessoas que praticam atividades físicas, podendo ser amadores ou atletas. E diferente do que muitos pensam ela pode ser utilizada pré e pós treino e/ou competições.

Quando utilizada no pré treino, a massagem desportiva visa preparar e aquecer a musculatura. Para isso realiza-se movimentos mais rápidos e intensos a fim de elevar a circulação sanguínea e a temperatura no local, preparando a área para o esforço que virá com a atividade física. Esta age nas dores do atleta e é indicada não só quando se tem lesão e sim, principalmente, na prevenção de lesões.

No pós treino ela tem como objetivo relaxar a musculatura que fica sobrecarregada devido ao esforço exigido pelos treinos e competições. Dessa forma, auxilia na circulação e quebra de aderências, provocando um efeito estimulante, alívio de dores e acelera a recuperação muscular e no tratamento de lesões.

A técnica também trabalha nos trigger points (pontos de gatilho), nódulos que localizam-se nos pontos onde o músculo e tecido se conectam, locais onde a tensão se acumula causando dores locais.

Levando em consideração todos os benefícios que essa técnica traz ao corpo e a mente podemos considerar a massagem desportiva uma ferramenta ideal e relevante para os treinos e competições. Ela pode ser feita nos dias de treino ou em dias intercalados o que irá agregar no rendimento e recuperação de iniciantes no esporte e/ou atletas.

Compartilhe:
Comente