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08/12/2015 12:43

DIETAS MILAGROSAS
POR QUE ELAS SÃO AS PIORES OPÇÕES?
por Ruy Junior

Com toda certeza se hoje passarmos em uma banca de jornal, encontraremos pelo menos meia dúzia de revistas que estampam em suas capas dietas milagrosas, que prometem ótimos resultados em muito pouco tempo e sem nenhum esforço na hora do exercício físico, para impressionar ainda mais não custa nada pagar uma atriz famosa, refazê-la no photoshop e estampá-la ao lado de letras garrafais com a seguinte frase “EMAGREÇA MUITO, EM POUCO TEMPO E SEM SACRIFÍCIOS”. 

 

Pronto, criou-se o cenário ideal para que as mulheres mais preguiçosas gastem uma pequena parcela do seu salário com a certeza que seus problemas estéticos estão resolvidos, agora é só esperar que aquela incômoda barriguinha comece a sumir, os braços comecem a ficarem delineados, as pernas logo estarão torneadas e tonificadas e assim será por um bom tempo da sua vida. Mal sabem elas que certamente estão condicionando seu corpo para que daqui pouco tempo elas se encontrem com mais peso do que no início dessa milagrosa dieta e o pior, perdê-lo será muito mais difícil.

 

 

Pois bem, vamos entender porque isso ocorre e o tão abominável “efeito sanfona” é inevitável nesses casos. Começaremos analisando a seguinte situação, quando você for ao mercado comprar os tais “ingredientes mágicos” para sua dieta, repare em todas as mulheres que ali estão, todas são da mesma altura, tem o mesmo peso, as mesmas medidas, a cor de cabelo, mesma herança genética, trabalham exatamente no mesmo emprego e realizam atividades diárias rigorosamente iguais correto? Errado. Com toda certeza elas são muito diferentes, principalmente no que se diz respeito ao metabolismo, então como uma revista que nem ao menos te conhece pode prometer uma dieta segura e eficaz?

 

Mas como a promessa de perder “não sei quantos quilos” feita pela revista tem que ser cumprida, ela propõe uma dieta geralmente com uma quantidade de calorias diárias muito baixa, para garantir que funcione para todo mundo, não ligando se a pessoa vai perder grandes quantidades de massa muscular, pois geralmente as mulheres só estão preocupadas com o peso na balança, outro erro fatal cometido. O peso na balança é muito ilusório, melhor você perder apenas 4 kg de gordura com manutenção de massa muscular do que 7 kg no total sendo que 3kg tenha sido de músculo, seu metabolismo agradece. Mas geralmente as mulheres não estão nem aí, enquanto os números da balança estiverem reduzindo está ótimo, a partir desse ponto começam a perceber que o seu corpo não está ficando como gostariam, uma flacidez exagerada começa a surgir, as pernas e glúteos ficam menores mas sem nenhuma tonificação, a porção do tríceps onde localiza-se o famoso “tchauzinho” teima em continuar mole.

 

Nessa hora a falta de atividade física se faz mais evidente, principalmente a musculação, pois mesmo com uma dieta muito hipocalórica essa forma de exercício consegue pelo menos manter a massa magra, dando contornos bonitos ao corpo, alem de deixá-lo tonificado, mas não, cometendo mais um erro gravíssimo as mulheres pensam somente em caminhadas e corridas quando se exercitam. Agora passado algumas semanas de dieta elas não aguentam mais aqueles alimentos repetitivos dia após dia, escapulidas da dieta começam acontecer, um chocolatinho aqui, uma pizza ali, pouco tempo depois ela desiste da dieta, volta a comer como antes. Então ela pensa “mas e daí os quilinhos que eu queria perder já foram embora, isso é o que vale” pior engano. É agora que o pânico começa, uma pessoa com um tempo muito longo de restrição calórica tende a armazenar o máximo de energia (gordura) possível quando volta a ter ingestão de quantidades calóricas normais, e não adianta você ter o pensamento de “vou comer o que estava comendo quando eu não emagrecia, mas também não engordava para manter meu peso atual”, certamente comendo assim você vai voltar a engordar, pois lembra quando você estava empolgadíssima com o peso caindo na balança? Pois é, certamente a massa muscular perdida nessa época fez com seu metabolismo desacelerasse agora você queima menos calorias por dia, afinal de contas a massa muscular é a principal responsável por manter seu metabolismo acelerado. 

 

Ou porque você acha que os homens têm muito mais facilidade para emagrecer? Um dos motivos é que seu metabolismo encontra-se mais acelerado pela maior quantidade de volume muscular em relação à mulher. Levando em consideração essa pequena quantidade de informações, a melhor lição a se tirar é que você é única, portanto precisa de uma dieta elaborada de acordo com suas individualidades e quem garantirá isso será uma nutricionista, acompanhada de um Educador Físico que será responsável pela periodização do seu treinamento com toda certeza você conquistará o corpo que sempre sonhou e o melhor continuará com ele por um bom tempo. 

 

Grande abraço a todos e bom treino intenso!

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