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15/08/2017 09:17

ALONGAMENTO
Alongamento ANTES x DEPOIS do treino?
por Carina Raulik

Você já perguntou para algum profissional ou alguém já fez essa pergunta à você?

Um estudo comprovou que o alongamento (estático) quando realizado por mais de 45-60 segundos, imediatamente antes de exercícios que exigem altos níveis de força muscular, pode causar uma redução transitória no desempenho muscular;

Isso levantou-se várias pesquisas, como exemplo, o Colégio Americano de Medicina Esportiva e o Colégio Europeu de Ciências do Esporte, recomenda-se outros tipos de alongamentos, sendo eles o dinâmico, rotinas de aquecimentos, ou somente evitar o alongamento estático no começo da prática esportiva;

Porém, quando o alongamento é realizado com o corpo aquecido, nenhum efeito prejudicial foi encontrado;

Este mesmo estudo constatou que o alongamento estático quando praticado a longo prazo promove um aumento de flexibilidade (amplitude de movimento articular), mas as evidências ainda são controversas em relação ao efeito crônico do alongamento no desempenho muscular;

Uma hipótese para explicar a perda de força é que o alongamento pode resultar em uma diminuição na rigidez do tendão, diminuindo seu comprimento-tensão, devido à mudanças mecânicas da própria unidade músculo-tendínea.

🗣Journal of Strenght and Conditioning Research. February 14, 2019 (Chronic Effects of Static and Dynamic Stretching no Hamstrings Eccentric Strength and Functional Performance) 
Barbosa, Germanna M., et. al.

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