Destaque
30/08/2019 14:10

DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS E EXERCÍCIO FÍSICO
por Maciel Rodrigues

Fator Neutrófico Derivado do Cérebro = Brain-derived neurotrophic factor (BDNF) é uma neutrofina presente no hipocampo que estimula a plasticidade sináptica e a formação de memória em humanos.

Com a alta prevalência de doenças neurodegenerativas em idosos, como a demência, compreender o papel do exercício físico para manter e melhorar a saúde do cérebro, pode ser fundamental.

Uma revisão publicada em 03 de julho de 2019, teve o objetivo de comparar o impacto do treinamento aeróbico e também da combinação de aeróbico + força e análise da concentrações de BDNF em idosos (mínimo de 60 anos).

Resultado: Exercício aeróbico sozinho NÃO aumenta as concentrações de BNDF, em contrapartida o exercício aeróbico combinado com treinamento de força ou apenas o treinamento de força FORAM CAPAZES DE AUMENTAR as concentrações do BDNF no sangue. Esse é apenas uma forma de exercícios para idosos.

É de extrema importância conhecer os efeitos do exercícios e o impacto na qualidade de vida dessa população.

📝Referência: MARINUS et. al. The Impact of Different Types of Exercise Training on Peripheral Blood Brain-Derived Neurotrophic Factor Concentrations in Older Adults: A Meta-Analysis. Sports Medicine. NZ. 2019.

Compartilhe:
Comente